Topo

Nasa se prepara para descobrir a origem do universo em nova missão

Telescópio espacial SPHEREx será o responsável pela missão - Nasa
Telescópio espacial SPHEREx será o responsável pela missão Imagem: Nasa

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

14/02/2019 11h07

A Nasa anunciou o seu mais novo objetivo: encontrar respostas certeiras sobre como o universo surgiu e quais são os ingredientes para a vida dos sistemas planetários dentro da nossa galáxia.

A agência espacial norte-americana deseja lançar uma nova missão espacial em 2023 e os investimentos destinados para isso chegam a US$ 242 milhões -- sem incluir os custos de lançamento.

Na missão, denominada SPHEREx, a Nasa usará um observatório espacial para coletar dados na Via Láctea. A jornada será feita em meio a 300 milhões de galáxias quando estiver em órbita. Além de tudo isso, ele terá que se deparar com 100 milhões de estrelas.

Durante o "passeio", o SPHEREx vai procurar água e moléculas orgânicas, essenciais para a vida como conhecemos. Localizar as regiões onde as estrelas nascem também será parte da missão. Segundo a Nasa, os discos ao redor das estrelas podem ser o local em que novos planetas podem se formar.

"Esta incrível missão será um tesouro de dados únicos para os astrônomos. Ela fornecerá um mapa galáctico sem precedentes contendo 'impressões digitais' desde os primeiros momentos da história do universo. E teremos novas pistas para um dos maiores mistérios da ciência: O que fez o universo expandir tão rapidamente menos do que um nanossegundo depois do big bang?", afirmou Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missões Científicas da Nasa.

No final de tudo, a missão vai ser capaz de criar um mapa de todo o céu. Os astrônomos poderão então explorar opções para novos estudos.