Topo

Inédito! Quem são as duas mulheres que devem caminhar juntas no espaço

Christina Koch e Anne McClain estarão juntas na ISS - Nasa
Christina Koch e Anne McClain estarão juntas na ISS Imagem: Nasa

Fabiana Uchinaka

Do UOL, em São Paulo

23/02/2019 11h09

Guardem este nomes: Christina Koch e Anne McClain. Elas foram escolhidas para fazer uma caminhada espacial. Se isso realmente acontecer, será a primeira vez que duas mulheres caminham juntas no espaço aberto.

Quem contou a novidade foi Koch, que é astronauta na Nasa, a agência espacial americana, numa entrevista coletiva na Cidade das Estrelas, nos arredores de Moscou (Rússia):

Tenho entendido que nós [ela e McClain] faremos uma caminhada espacial. Não sei até que ponto a Nasa informou isso oficialmente

O anúncio veio depois que a agência espacial russa Roscosmos aprovou a formação da tripulação que viajará da base de Baikonur, no Cazaquistão, à Estação Espacial Internacional (ISS), no dia 14 de março.

Além de Koch, estarão a bordo da nave Soyuz Ms-12 o russo Alexey Ovchinin e o americano Nick Hague. Os três vão se juntar aos atuais moradores da plataforma: a americana Anne McClain, o canadense David Saint-Jacques e o russo Oleg Kononenko.

Koch

É a primeira vez que a tripulante americana irá para o espaço. Ela conta que recebeu muitos dos conselhos dos amigos que já estão em órbita, especialmente de McClain.

"Eu tenho treinado voos há mais de cinco anos, e estou pronta para finalmente colocar todo esse treinamento em prática, para fazer as pessoas que me formaram orgulhosas e para contribuir. Para devolver a este programa que eu desde jovem tenho uma grande consideração", disse ela ao site Space.com.

Ela nasceu em 1979, em Michigan, e entrou na Nasa em 2013. Antes, era chefe de uma estação do NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica). É formada em engenharia elétrica e física pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, fez mestrado em engenharia elétrica.

Koch é especialista em técnicas e instrumentos para manter a vida no deserto. Trabalhou no Laboratório de Astrofísica de Alta Energia da Nasa, onde estudou cosmologia e astrofísica. Entre 2004 e 2007, participou do programa de pesquisa americano na Antártida.

Depois, voltou a se dedicar a instrumentos que estudam as partículas de radiação.

McClain

Anne McClain chegou à ISS em dezembro. Ela nasceu em Washington, em 1979, e entrou para a Nasa em 2013, tornando-se a astronauta mais jovem na lista da agência, com 34 anos.

É tenente-coronel do Exército dos EUA, formada em engenharia mecânica pela Academia Militar de West Point, fez mestrado em engenharia aeroespacial na Universidade de Bath, e em segurança internacional na Universidade de Bristol.

Tornou-se piloto do helicóptero e cumpriu 216 missões de combate durante as operações no Iraque. Também trabalhou como oficial de inteligência do esquadrão.

Além disso, é jogadora profissional de rugby. Disputou pela Women's Premiership, o nível mais alto do esporte na Inglaterra, e pela equipe feminina de rugby das mulheres dos EUA, a Women's Eagles. Em 2006, ela deixou de participar da Copa do Mundo de Rugby Feminino por seus compromissos militares. (Com EFE)