Topo

Moradores de Florianópolis relatam ter visto bola de fogo no céu

Imagem de vídeo com suposta bola de fogo no céu da praia do Campeche, em Florianópolis - Reprodução/YouTube João Paulo dos Anjos
Imagem de vídeo com suposta bola de fogo no céu da praia do Campeche, em Florianópolis Imagem: Reprodução/YouTube João Paulo dos Anjos

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

26/03/2019 13h43Atualizada em 27/03/2019 08h46

Resumo da notícia

  • Vídeo mostra clarão no céu do litoral de Florianópolis; rumores falam em Ovni
  • Imagem em baixa resolução mostra, por três segundos, um brilho branco no horizonte
  • Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos realizaram buscas e não acharam nada

Um vídeo no YouTube mostrando um clarão no céu observado no litoral de Florianópolis foi publicado no domingo (24) e levantou dúvidas na população sobre ser um objeto caído do céu, ou mesmo um Ovni (objeto voador não identificado).

Após diversos relatos de moradores, o Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos realizaram buscas no local e não encontraram nada, o que aumentou o mistério.

O vídeo em baixa resolução mostra, por cerca de cinco segundos, um brilho branco no horizonte da praia. A luz some quando o objeto supostamente entra em contato com o mar.

Após as buscas, os bombeiros e a Capitania dos Portos descartaram se tratar de uma aeronave ou embarcação acidentada, pois nenhum vestígio de veículo foi encontrado. Também não receberam chamados de pedidos de socorro durante ou depois do horário da ocorrência.

Em entrevista ao telejornal local "SC no Ar", o comandante da 1ª Região do Corpo de Bombeiros, César de Assunção Nunes, disse que três hipóteses estão sendo consideradas para o fenômeno:

  1. Um sinalizador de barco de pesca usado de forma indevida;
  2. Uma descarga atmosférica de fenômenos meteorológicos em formação, como um ciclone no litoral do Uruguai, e outro no litoral do Espírito Santo;
  3. Entrada na atmosfera de pequenos fragmentos de meteoro, que seriam capazes de produzir essa luz

O comandante disse ainda que o tráfego aéreo é "muito bem controlado pela Força Aérea e não havia informação de avião experimental nessa região".

Ele ainda cogitou que o vídeo seja uma produção para viralizar nas redes sociais, com imagens que "podem não ser do Brasil, ou não serem atuais".

Nunes fez uma crítica à (possível) pegadinha: "As ocorrências saturam o sistema de chamadas e dificultam nosso trabalho. Elas geraram um aumento de 10% de chamadas no horário".