Seu gato não vem quando você o chama? Ele entende, mas prefere te ignorar

Um estudo realizado no Japão chegou à conclusão de que seu gato entende quando você o chama pelo nome, porém não reage da mesma forma que um cachorro.

Foram realizados quatro testes distintos, com diferentes três tipos de felinos: gatos domésticos que viviam sozinhos, gatos domésticos que viviam com outros gatos e gatos que viviam em estabelecimentos públicos.

Nos testes, os donos deveriam falar quatro palavras, com a mesma fonética do nome do gato, e em seguida dizer o nome do gato, para ver se a reação ao nome era diferente das outras palavras.

Nas casas com vários gatos, dentre as quatro palavras, estavam nomes de outros gatos. Em outro teste, pessoas não familiares ao gato diziam as palavras e, em seguida, o nome.

Na maioria dos testes, quando diziam seu nome, os gatos responderam com uma mexida de orelha ou movendo a cabeça. Os resultados indicaram que os gatos conseguem entender seus nomes, mesmo entre palavras semelhantes.

Por quê?

De acordo com um pesquisador, há dois motivos que explicam por que gatos respondem quando chamados pelo nome. Um deles é que essa palavra específica é falada com frequência pelo dono, enquanto o outro é a associação do chamado pelo nome com recompensas como comida e carinho.

*O artigo foi publicado na revista científica Nature, em março de 2019.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes