Topo

Como seria a civilização e a ciência sem a cerveja?

Witthaya Prasongsin/iStock
Imagem: Witthaya Prasongsin/iStock

Do Jornal da USP

16/05/2019 09h22

O desejo de consumir cerveja foi essencial para construir a civilização do jeito que existe atualmente. Essa bebida alcoólica foi responsável por impulsionar diversas descobertas científicas ao longo da história da humanidade. É sobre isso que Luís Moreira Gonçalves, professor do Instituto de Química (IQ) da USP, em São Paulo, tratará em evento no dia 18 de maio, às 10h30, na biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

O nome da palestra - Cerveja, solução na ciência e na civilização - é uma brincadeira com a composição da bebida, que se enquadra na categoria de soluções químicas - mistura homogênea de duas ou mais substâncias.

Mas a que se deve essa importância? A cerveja é uma das bebidas mais antigas da história. Produzida a partir da fermentação de cereais, como cevada e trigo, seu processo era feito desde as civilizações antigas da Mesopotâmia e Egito. O consumo da cerveja fez com que o ser humano criasse métodos que otimizassem sua fabricação e conservação. E isso permitiu que a ciência avançasse.

"A geladeira é um exemplo. Ela foi criada na segunda metade do século 19 para manter a cerveja fria e proporcionar uma temperatura adequada para sua conservação. Diferente do vinho, licor e vodka, a cerveja não mantém sua qualidade por longo período de tempo à condição ambiente", comenta Gonçalves.

Isso ocorre porque as três bebidas citadas possuem um nível alcoólico maior que a cerveja, o que facilita sua conservação. Quanto maiores os níveis de álcool e lúpulo - substância que confere amargor à bebida - maior a estabilidade da cerveja.

Conservando a qualidade de alimentos por maior período de tempo, a geladeira permitiu modificar o cotidiano da população e potencializar o comércio. Ela também revolucionou a medicina. O desenvolvimento de vacinas e seu armazenamento é possível apenas por conta da geladeira, pois é necessário refrigeração para manter sua capacidade imunizante.

E, segundo o professor, a geladeira é o menor dos exemplos sobre a importância da cerveja para a ciência e humanidade.

Química é Vida

A palestra faz parte do Projeto Química é Vida, uma série de oito palestras de divulgação científica. O objetivo é trabalhar curiosidades sobre química e bioquímica e temas presentes no cotidiano das pessoas de forma fácil e descontraída.

Os encontros são gratuitos e abertos ao público, realizados sempre no terceiro sábado de cada mês. Não é necessário inscrição para participar. A biblioteca Mário de Andrade fica Rua da Consolação, 94. Confira a programação completa aqui.