Topo

Batom, óleo... Como usar as aulas de química para tirar manchas das roupas

Entender de química ajuda na hora de resolver aquela mancha chata - Getty Images
Entender de química ajuda na hora de resolver aquela mancha chata Imagem: Getty Images

Cristiane Capuchinho

Colaboração para Tilt, em São Paulo

25/08/2021 09h00

A química é a ciência que estuda as propriedades da matéria e suas transformações. Isso não vale apenas para os laboratórios, conhecimentos básicos de química ajudam nas tarefas mais simples da casa. Na hora de lavar roupa, é a química que explica o sucesso ou não da limpeza.

A água é capaz de tirar impurezas como poeira e suor de nossa roupa. No entanto, a água sozinha não tira a gordura das peças de tecido, pois ela é insolúvel. É para isso que acrescentamos o sabão na lavagem, uma substância capaz de quebrar a estrutura de gorduras e assim eliminá-las das roupas.

Para combater manchas teimosas, há muito mais possibilidades que a simples mistura água e sabão tradicionalmente usada.

Água quente funciona?

Temperaturas mais altas agilizam os processos químicos. Usar água quente no molho para uma roupa mais difícil de lavar ou até mesmo na lavagem completa pode agilizar o processo de limpeza e facilitar a higienização.

A lógica é a mesma quando dizem para colocar a bacia com a roupa de molho no sol. Os raios solares aumentam a temperatura da mistura.

Em muitos países, as máquinas de lavar já usam água quente em todos os processos de lavagem. No Brasil, a estratégia é menos comum, então é importante ficar atento às instruções na etiqueta da roupa para saber se o tecido suporta este tipo de lavagem. Tecidos sensíveis a temperaturas mais altas podem encolher ou perder a coloração original.

Maquiagem na blusa

Riscou a calça ou a caneta estourou na blusa favorita? Nada de colocar no sabão, o jeito mais fácil de tirar esta mancha é usando álcool. O álcool é um solvente orgânico polar que também dissolve muito bem componentes apolares, como a tinta.

A solução vale para o risco de caneta na camiseta assim como para a mancha no sofá de tecido.

Marca de batom no colarinho e manchas de óleo

Manchas de batom podem ser tiradas com detergente. Isso porque o detergente quebra as partículas de óleo presentes na mistura cremosa que pinta os lábios e assim ajuda retirá-lo das roupas.

A lógica serve para qualquer sujeira à base de óleo, seja o pingo de azeite que caiu na roupa, seja a mancha de graxa.

Vinagre muito além da salada

O vinagre é composto por ácido acético, que pode remover manchas que são de meio básico, como o leite ou as manchas de desodorante deixadas em baixo das axilas.

Até o vinho tem solução

Caiu vinho na mesa, a primeira coisa é tirar o excesso com uma toalha de papel ou mesmo jogar um punhado de sal -que vai absorver parte do líquido. Quanto antes melhor, uma limpeza rápida pode ser feita apenas com água e sabão.

Se o vinho já secou, passe um pouco de borato de sódio com água.

Regras básicas para tirar as manchas

Para qualquer mancha no tecido, os pesquisadores Antonio Carlos Pavão, professor da UFPE, e Luís Geraldo Cardoso dos Santos, do Instituto Mauá de Tecnologia, aconselham um plano de ataque progressivo na limpeza:

  1. Água: o solvente universal. "A água mesmo que não tire todo o mofo já vai remover alguma coisa, sem causar desgaste ao tecido", diz Pavão.
  2. Água com sabão para roupas. A água ataca os elementos polares, o sabão ataca elementos polares e alguns apolares.
  3. Usar água quente: o calor agiliza as reações químicas e torna mais eficiente a limpeza. "É o mesmo processo usado em máquinas de lavar, mas tem que checar se a roupa pode ser exposta a temperaturas mais altas", comenta o pesquisador do Instituto Mauá.
  4. Colocar a roupa de molho com água e sabão no sol. Os raios ultravioletas do sol quebram algumas ligações químicas de certos pigmentos que podem fazer parte da mancha. No entanto, esses mesmos raios podem causar novas manchas conforme a fragilidade do tecido. A resposta se o tecido pode ou não ser exposto ao Sol deve estar na etiqueta da roupa
  5. Removedores industrializados de manchas: alguns produtos desenvolvidos por empresas possuem a capacidade de remover manchas. Parte funciona para tirar marcas em tecidos brancos. Outra é feita exclusivamente para roupas coloridas. Em geral, suas embalagens explicam o passo a passo de como tirar o melhor proveito do produto.