Topo

Programa de 12 passos ajuda a acabar com vício por e-mail

20/02/2007 11h14

FILADÉLFIA (Reuters) - Os alcoólatras têm um. Os viciados em drogas também. E agora as pessoas viciadas em e-mails poderão ter um programa de 12 passos para conter a obsessão.

Uma executiva na Pensilvânia criou um programa para ensinar as pessoas a usar a ferramenta eletrônica.

Desenvolvido para casos como o jogador de golfe que checava seu BlackBerry após cada jogada e perdeu um cliente potencial que não gostou de sua obsessão, o programa de Marsha Egan trabalha com o conceito de que o uso errado do e-mail pode custar milhões de dólares em perda de produtividade.

"Há uma crise nas corporações norte-americanas, mas muitos presidentes ainda não se deram conta", disse ela.

Uma das clientes de Egan não consegue usar um computador, dela ou de outra pessoa, sem checar os e-mails. Outras pessoas não conseguem sair de férias se não tiveram algum lugar para olhar seus e-mails. Algumas enviam mensagens para elas mesmas se não receberem nenhum em minutos.

O primeiro dos 12 passos de Egan é "admitir que o e-mail está controlando você. Deixe ir embora essa vontade de checar seu e-mail a cada 10 minutos".

Outros passos incluem "comprometer-se a deixar sua caixa de e-mails vazia" e "estabelecer horários para checar sua caixa".

Egan realizar reuniões para os viciados em e-mail e disse estar planejando uma teleconferência mensal para anônimos.

Michelle Grace, uma agente de seguros da Pensilvânia, disse receber até 60 e-mails por dia e usar o programa de Egan para que o tempo na frente de sua caixa de mensagens seja menor e menos estressante.

Agora que seus e-mails são transferidos --alguns manualmente, outros automaticamente-- para arquivos, Grace afirma gastar menos tempo procurando todos eles.

Em média, os funcionários que recebem um e-mail levam quatro minutos para lê-lo e se recuperar da interrupção antes de voltar produtivamente ao trabalho, informou Egan.

Ela recomenda que as pessoas chequem seus e-mails não mais de três ou quatro vezes por dia.

(Por Jon Hurdle)