Topo

Stephen Hawking se prepara para vôo com gravidade zero

Por Irene Klotz

01/03/2007 18h10

CABO CANAVERAL (Reuters) - O físico britânico Stephen Hawking, famoso por desenvolver complexas teorias sobre o tempo e o espaço mesmo sofrendo de uma doença debilitante que lhe tolhe a fala e os movimentos, vai experimentar no próximo mês a realidade da gravidade zero, disseram autoridades da Flórida e funcionários de uma empresa na quinta-feira.

PASSEIO PELA CIÊNCIA
AFP
O físico britânico Stephen Hawking, famoso famoso pelas teorias sobre o tempo e o espaço, e vítima de uma doença debilitante, vai experimentar no próximo mês a realidade da gravidade zero
O vôo está marcado para 26 de abril, decolando e pousando no Centro Espacial Kennedy, que aluga sua pista de ônibus espaciais para a empresa chamada Zero Gravity Corp., que realiza os passeios sem gravidade com um Boeing 727 adaptado.

O avião, chamado G-Force One, faz vôos parabólicos até acima dos 9.000 metros. Na descida, quando a velocidade supera momentaneamente a força da gravidade terrestre, os passageiros têm a sensação de ausência de peso.

Questões médicas são a principal preocupação durante o vôo de Hawking, de 65 anos, vítima de esclerose lateral amiotrófica, que faz com que só consiga se comunicar por meio de um sintetizador computadorizado de voz.

"Como alguém que passou a vida inteira estudando a gravidade e buracos negros, estou excitado por experimentarem primeira mão a ausência de peso e o ambiente de gravidade zero", disse Hawking, autor do best-seller "Uma Breve História do Tempo", em nota por escrito.

"Sou grato à Zero Gravity Corp. por tornar essa experiência disponível para o público geral, especialmente para indivíduos deficientes" escreveu Hawking, famoso por trabalhar em conceitos complicados como buracos negros e contínuos temporais.

A Nasa e a Rússia usam vôos similares para treinar astronautas. O KC-135 da Nasa tem o pouco honroso apelido de "Cometa Vômito", devido à náusea que o vôo causa.

Peter Diamandis, fundador da Zero Gravity, disse que vai acompanhar Hawking no vôo, junto com assistentes e um equipamento médico especial.

A Space Florida, braço comercial do governo desse Estado, vai patrocinar a viagem de Hawking.

A Zero Gravity, que tem sede na Flórida, já levou mais de 2.500 pessoas desde o início de seus vôos, no final de 2004. O preço médio da passagem é de 3.500 dólares, mais impostos. Hawking também já manifestou interesse em fazer um vôo espacial suborbital.