Topo

Nasa está otimista sobre conserto de tanque de ônibus espacial

Por Irene Klotz

12/03/2007 16h19

CABO CANAVERAL, Flórida (Reuters) - O tanque de combustível danificado do ônibus espacial Atlantis provavelmente será consertado no local de lançamento na Flórida, minimizando o atraso da primeira missão da Nasa no ano, disseram autoridades na segunda-feira.

A Nasa espera que o tanque de combustível seja arrumado a tempo para o lançamento no fim de abril ou começo de maio. Uma contagem de três dias para uma missão à Estação Espacial Internacional tinha sido agendada para começar na segunda-feira, com decolagem na quinta-feira, a partir do Centro Espacial Kennedy.

Mas um temporal em 26 de fevereiro lançou granizos do tamanho de bolas de golfe contra a espaçonave, danificando o isolamento térmico do tanque.

Foi decidido que a nave deveria retornar ao hangar para inspeções, e, se o tanque não pudesse ser consertado no local do lançamento, o vôo seria atrasado para junho, quando um tanque reserva estaria pronto para ser usado.

"As inspeções ainda estão acontecendo, mas as coisas parecem bem positivas para a realização do trabalho (no Centro Espacial Kennedy) e para não substituir o tanque", disse June Malone, uma porta-voz do Centro de Vôo Espacial da Nasa, em Huntsville, Alabama, que fiscaliza o programa.

A Nasa tem sido cuidadosa quando se trata de tanques de combustível de ônibus espaciais desde o acidente, em 2003, da Columbia, que foi causado por uma falha de isolamento no tanque.

O tanque da Atlantis foi atingido por cerca de 7 mil impactos e engenheiros estimam que várias centenas deles exigirão reparos.