Topo

Sonda da Nasa encontra mares em lua de Saturno

Por Jill Serjeant

14/03/2007 10h56

LOS ANGELES (Reuters) - A sonda espacial Cassini, da Nasa, encontrou evidências de que há imensos mares na maior lua de Saturno, Titã, mais vastos do que qualquer um dos Grandes Lagos da América do Norte, disseram cientistas na terça-feira.

Estudando imagens colhidas pela sonda, que deixou de funcionar há uma década, os cientistas afirmaram que os mares em Titã pareciam estar preenchidos por metano líquido ou etano e que a descoberta reforça teorias anteriores.

"Nós há muito formulamos hipóteses sobre oceanos em Titã, e agora com múltiplos instrumentos nós temos os primeiros indícios de mares bem maiores do que os lagos vistos anteriormente", disse Jonathan Lunini, cientista da Universidade do Arizona que analisa dados colhidos pela Cassini.

Cientistas da Nasa disseram que os radares da Cassini haviam captado diversos pontos escuros próximo ao pólo norte de Titã. O maior mede pelo menos 100 mil quilômetros quadrados.

Titã é o segundo maior satélite do sistema solar, atrás apenas de Ganímedes, lua de Júpiter, e é cerca de 50 por cento maior do que a lua terrestre.

A Nasa disse que, apesar de não haver provas de que os mares contêm líquido, sua forma e aparência no radar indicam suavidade.

O líquido é provavelmente metano ou etano, uma vez que são compostos abundantes nas luas da atmosfera de Titã.