Topo

Turista bilionário terá cardápio fino em estação espacial

Por Bill Trott

20/03/2007 19h06

WASHINGTON (Reuters) - Quando um bilionário que anda na companhia de Martha Stewart vai ao espaço, não se pode esperar que ele coma espaguete congelado com suco de laranja em pó.

A Space Adventures Ltd., companhia que mandará o magnata de softwares Charles Simonyi à Estação Espacial Internacional dia 7 de abril, disse na terça-feira que ele levará uma refeição especial.

O cardápio foi selecionado por Stewart e conta com codorna grelhada em vinho madrilenho, peito de pato, frango desfiado parmesão e outras iguarias.

As refeições já foram preparadas por auxiliares do chef francês Alain Ducasse e embalados em recipientes de alumínio para a viagem. Simonyi se juntará para jantar com dois austronautas norte-americanos e um russo que vivem na estação, além da tripulação do foguete Soyuz que o levará ao espaço.

"Realmente não vejo a hora de dividir este jantar com meus colegas na estação", disse ele em um comunicado. "Embora a comida seja muito boa lá, é de certa forma básica, e, após algumas semanas, tudo começa a ter o mesmo gosto. Tenho certeza que um pouco de variedade será bem-vinda".

Simonyi, que teve um importante papel no desenvolvimento dos programas Word e Excel, da Microsoft, será o quinto "turista espacial" a visitar a estação como parte de um programa da Space Adventures Ltd.

Ele pagou algo entre 20 milhões e 25 milhões de dólares para uma estadia de 10 dias na estação.

A Nasa frequentemente tenta melhorar o menu para os astronautas. No ano passado, a missão foi alimentada com refeições preparadas pelo chef de televisão Emeril Lagasse.