Topo

OMS e países em desenvolvimento selam acordo sobre vacinas

Por Fitri Wulandari

27/03/2007 11h43

JACARTA, Indonésia (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou na terça-feira a um acordo com países em desenvolvimento a respeito de um mecanismo justo para a distribuição de vacinas contra a gripe aviária, afirmou a ministra da Saúde da Indonésia.

Siti Fadillah Supari também disse a repórteres que a Indonésia tinha aceitado retomar o envio de amostras de vírus para a OMS como parte do acordo, selado ao final de um encontro entre autoridades da entidade internacional e representantes de 18 países.

"Acertamos agora com a OMS e com outros países membros da OMS um cronograma para realizarmos as alterações necessárias com vistas a atingir nosso objetivo de os países em desenvolvimento do mundo todo terem acesso às vacinas", afirmou Supari.

Em dezembro, a Indonésia anunciou que interromperia o compartilhamento das amostras de vírus caso não fossem selados acordos a respeito da transferência desse material.

O compartilhamento das amostras de vírus é algo vital porque permite aos cientistas estudar a evolução e a distribuição geográfica de cada tipo dele. E as amostras também são usadas na fabricação de vacinas.

A Indonésia é o país que registra o maior número de vítimas fatais da gripe aviária. O Ministério da Saúde indonésio afirmou na terça-feira que um adolescente e uma mulher de 22 anos podem ser as vítimas mais recentes do vírus H5N1.

Se confirmados, esses casos elevariam o total de mortes provocadas pela doença no país para 68.

A gripe aviária espalhou-se pelas aves de criação da Ásia, chegando à África e à Europa. Especialistas acreditam que o vírus pode adquirir, por meio de mutações, a capacidade de passar facilmente de uma pessoa para outra, matando milhões de seres humanos em alguns meses.