Topo

Há necessidade urgente de tratar crianças com HIV, dizem médicos

02/04/2007 12h14

CHICAGO (Reuters) - Há uma necessidade urgente de tratar milhões de crianças portadoras do vírus HIV em regiões pobres do mundo por meio do desenvolvimento de drogas mais facilmente administráveis e da melhora do treinamento médico, disse na segunda-feira a Academia Americana de Pediatria.

Uma combinação de mais drogas pode cortar a taxa de mortalidade em cinco vezes ou mais e permitir a 90 por cento das crianças portadoras chegar a vida adulta, disse o grupo. Quase 3,5 milhões de crianças, a maioria da África subsaariana, estão infectadas mas a maioria não é tratada.

O grupo norte-americano de pediatras lançou um comunicado afirmando que há uma "crítica e urgente necessidade de prover a terapia antiretroviral às crianças infectadas com HIV globalmente".

A maioria dos casos de HIV é transmitida de mãe para filho durante a gravidez, o parto ou pela amamentação. No entanto, menos de dez por cento das mulheres grávidas ao redor do mundo recebem testes de HIV, tratamento antiretroviral antes e logo depois de dar à luz, ou alternativas seguras de amamentação.

O programa de ação do grupo fez um apelo pelo treinamento mundial dos funcionários de saúde em como lidar com crianças portadoras do HIV.

"A falta da disponibilidade de drogas antiretrovirais apropriadas que são facilmente utilizáveis e baratas é um grande impedimento para otimizar o tratamento de crianças com HIV", diz o comunicado.

As diretrizes apresentadas no documento foram endossadas por um grande número de pessoas e organizações, incluindo a Organização Mundial da Saúde e a Associação Latino-Americana de Pediatria.