Topo

Meio milhão de americanos pedem a proteção de ursos polares

Por Julie Mollins

10/04/2007 15h35

NOVA YORK (Reuters) - Mais de 500 mil norte-americanos fizeram um apelo para que o governo dos EUA classifique os ursos polares como ameaçados de extinção por causa do impacto do aquecimento global em seu habitat.

O Conselho Nacional de Defesa dos Recursos (CNDR), um grupo internacional de cientistas, advogados e especialistas em ambiente dedicados à proteção do meio-ambiente, disse que há um senso de urgência sobre o destino dos animais.

Em dezembro, a administração do presidente George W. Bush propôs classificar os ursos polares como espécie ameaçada por causa da pressão de uma ação judicial movida pelo Centro de Diversidade Biológica, pelo Greenpace e pelo CNDR.

Segunda-feira marcou o fim do período para observações públicas no processo.

"Nós estamos esperançosos de que 500 mil comentários percorrerão um longo caminho para transformar isto de uma proposta em realidade", disse em entrevista Julia Bovey, porta-voz da CNDR em Washington

"Isto é mais de duas vezes o número de comentários que nós já recebemos anteriormente por causa de outros animais", ela acrescentou.

Se o governo decidir classificar o animal como uma espécie ameaçada no começo de 2008, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem será obrigado a preparar um plano de recuperação e agências federais não serão autorizadas a empreender projetos que coloquem em risco os ursos.