Topo

Obesidade aumenta na Europa, especialmente em crianças

Por David Chance

22/04/2007 14h09

BUDAPESTE (Reuters) - O número de pessoas acima do peso na Europa está crescendo e há uma tendência preocupante de aumento dos casos de obesidade infantil e de pessoas extremamente obesas, de acordo com estudos recentes.

A Europa está enfrentado enormes encargos sociais e com saúde e o crescimento da obesidade está alcançando proporções "epidêmicas", informou o 15o Congresso Europeu sobre Obesidade em Budapeste, no domingo.

Estimativas mostram que cerca de 1,1 bilhão de pessoas estão acima do peso no mundo, dos quais 312 milhões são obesas. Na Europa, 10 a 20 por centos dos homens são obesos e quase metade da população está acima do peso.

Cerca de 30 por cento das crianças na Grã-Bretanha são obesas ou encontram-se acima do peso e as porcentagens estão crescendo no sul da Europa e no Leste Europeu, em um momento em que os gastos com saúde estão sofrendo cortes.

"Mais de 80 porcento das crianças que já são obesas permanecerão obesas quando adultas", disse Martin Fried da Universidade Charles de Praga, que coordenou um amplo estudo sobre o efeito de cirurgia em pacientes obesos.

Fried estima que há por volta de 11 milhões de europeus extremamente obesos, com um índice de massa corporal de 40 ou mais. O índice mede a gordura no corpo com base em peso e altura e seu nível considerado normal é entre 18,5 e 24,9.

Pessoas obesas têm maior probabilidade de sofrer mortes precoces, desenvolver problemas de saúde, como diabetes tipo 2, e ter uma qualidade inferior de vida, assim como ser incapaz de trabalhar, disse Fried a jornalistas.