Topo

Turista espacial volta mais otimista após ver a Terra de longe

Por Olesya Dmitracova

24/04/2007 15h30

STAR CITY, Rússia (Reuters) - O turista espacial Charles Simonyi disse ter voltado da viagem uma pessoa mais otimista, depois de ter visto a Terra de outra perspectiva.

Simonyi, que liderou as equipes que desenvolveram os programas de computador Word e Excel, da Microsoft, aterrissou no sábado, depois de duas semanas a bordo da Estação Espacial Internacional, que está em órbita a 350 km da Terra.

"A Terra é majestosa, é linda", disse ele a repórteres na terça-feira na base de treinamento para cosmonautas russos perto de Moscou. "Estou muito otimista, voltei mais esperançoso."

Simonyi, 58, disse que trouxe muitas lembranças boas da viagem. Apenas outros quatro turistas fizeram o mesmo passeio antes dele. "Eu teria ficado um mês, sem dúvida."

O astronauta norte-americano da Nasa Michael Lopez-Alegria, que voltou à Terra com Simonyi e com o cosmonauta russo Mikhail Tyurin, disse que a Nasa está estudando como o corpo humano reage a um longo vôo espacial, para no futuro enviar astronautas a Marte.

O turista disse torcer para que um dia pessoas comuns possam ir à Lua, o que seria bem factível com o mesmo foguete russo que o levou à estação espacial. O engenheiro de vôo Tyurin concordou que é possível, mas fez ressalvas: "Afinal, é a lua, não uma visita ao La Scala para ouvir música. Temos de entender por que quereríamos ir para lá."

Para Chris Faranetta, executivo da agência de viagens que organizou as cinco expedições turísticas, um dos propósitos poderia ser a mudança de perspectiva. "Charles nos mostrou um novo ponto de vista," disse ele.