Sérvia, terra da kriptonita, diz que Super-Homem é de lá

25/04/2007 09h58

BELGRADO (Reuters) - A imprensa da Sérvia reagiu na quarta-feira com orgulho e patriotismo à descoberta de um novo mineral no oeste do país cuja composição é quase idêntica à da fictícia kriptonita, substância que seria capaz de anular os poderes do Super-Homem.

Os jornais lembraram que, na ficção, a kriptonita foi criada a partir dos restos do planeta-natal do Super-Homem, Kripton, destruído em uma explosão. "O Super-Homem é sérvio!", foi a conclusão então tirada por vários jornais em suas manchetes. "Finalmente temos a comprovação científica de que somos filhos de Deus!", exultou o jornal Kurir.

Mesmo o habitualmente sóbrio e governista Politika aderiu às brincadeiras, especulando que o "S" no uniforme do Super-Homem pode ser alusivo à Sérvia.

Nas histórias em quadrinhos, o Super-Homem faz de tudo para evitar a kriptonita, cujos cristais verdes brilhantes seriam fatais para seus superpoderes.

O mineral encontrado perto da cidade de Jadar --e por isso batizado oficialmente de jadarita-- não brilha, não é radiativo, tem minúsculos cristais e é branco em vez de verde. Ele é comparado à kriptonita porque tem praticamente a mesma composição química descrita no filme "Superman -- O Retorno."

Segundo o Museu de História Natural de Londres, o mineralogista Chris Stanley ligou as duas coisas ao digitar num programa de buscas da Internet a fórmula do mineral recém-encontrado --hidróxido silicato de sódio-lítio-boro --, descobrindo ser o mesmo nome científico escrito numa maleta que, no filme, continha kriptonita e era furtada pelo vilão Lex Luthor.