Topo

Ser mãe não é chave para felicidade da mulher, diz pesquisa

Patricia Reaney

08/05/2007 16h04

NOVA YORK (Reuters) - Embora não ganhem nem flores nem bombons no Dia das Mães, as mulheres que não têm filhos parecem ser tão felizes na casa dos 50 anos quanto as que escolheram o caminho da maternidade.

Uma nova pesquisa mostrou que, na realidade, as mulheres mais solitárias, mais insatisfeitas e mais vulneráveis são mães solteiras, divorciadas ou viúvas na meia-idade.

Ser saudável e ter um parceiro parece mais importante para a felicidade e o bem-estar das mulheres que ser mães. O nível de instrução, o trabalho e o relacionamento com a família e com amigos também foram fatores importantes.

"Nesse grupo de mulheres na casa dos 50 anos, as sem filho são muito parecidas com as mães em termos de bem-estar psicológico", disse Tanya Koropeckyj-Cox, professora de sociologia da Universidade da Flórida e chefe do estudo.

As conclusões baseiam-se em duas pesquisas com quase 6.000 mulheres entre 51 e 61 anos, conduzidas em 1992 e a partir de 1987-1988.

"O fato de ser ou não integrada na sociedade ou de ter preocupações sobre como pagar as contas parece ter uma influência mais direta no bem-estar psicológico das mulheres de meia-idade", acrescentou Koropeckyj-Cox.

A pesquisa, que será publicada no International Journal of Aging and Human Development, mostrou que o momento de se tornar mãe também é importante para a felicidade. As mulheres que tiveram filhos na adolescência estavam mais deprimidas e solitárias que as que tiveram filhos mais tarde.

"Confirmamos que a maternidade precoce parece representar a maior desvantagem e isso está ligado principalmente ao status econômico e matrimonial", explicou Koropeckyj-Cox.

Cerca de 35 por cento das mulheres que foram mães na adolescência afirmaram sentir-se sozinhas. Entre as que tiveram filhos com mais de 20 anos, essa proporção foi de pouco mais de 25 por cento. As que só tiveram filhos com mais de 25 anos declararam-se mais felizes e menos solitárias que as mães mais jovens.