Topo

China pretende lançar nave orbital para a lua este ano

21/05/2007 16h26

PEQUIM (Reuters) - A China tem planos de lançar uma nave que faça a órbita lunar no segundo semestre de 2007, no primeiro passo do país em direção à investigação da lua, disse no domingo o diretor da Administração Nacional Espacial, segundo a agência de notícias Xinhua.

Se a nave Chang I tiver sucesso em fazer a órbita da lua, o próximo passo será uma tentativa de aterrissar. Finalmente, um rover lunar (robô em forma de veículo com rodas) coletará amostras antes de voltar para a terra, disse Sun Laiyan em um discurso na Universidade de Jiaotong, em Pequim.

"O projeto de sonda lunar é o terceiro marco da tecnologia espacial da China, depois dos projetos de satélite e nave tripulada, e o primeiro passo para nós explorarmos o espaço profundo", disse Sun.

Planos de lançar uma nave orbital em 2007 fazem parte de um documento oficial do governo chinês sobre seu programa espacial divulgado no ano passado.

A missão do rover lunar estaria planejada para 2012, disse a Xinhua, citando informações anteriores não identificadas.

Em 2003, a China se tornou o terceiro país -- depois dos Estados Unidos e da ex-União Soviética -- a lançar um homem no espaço a bordo de seu próprio foguete. Em outubro de 2005, pôs dois homens em órbita e pretende fazer uma caminhada espacial em 2008.

A China vai desenvolver 12 satélites Beidou ou North Dipper, alguns destinados à órbita geostacionária. Tem planos de desenvolver um sistema de navegação e posicionamento de mais de 30 satélites, disse Sun.

A China também tem planos de desenvolver uma geração de veículos de lançamento menos poluentes e caros, mas que tivessem alto desempenho e maior propulsão, afirmou.

(Por Lucy Hornby)