Topo

Bebês gordinhos têm risco maior de ser obesos aos 7 anos

Por Tan Ee Lyn

29/05/2007 17h10

HONG KONG (Reuters) - Bebês que nasceram gordinhos e que crescem rápido têm muito mais chance de estar obesos ou acima do peso aos 7 anos de idade, mostrou uma pesquisa com mais de 8.000 crianças em Hong Kong.

A obesidade há tempos é associada ao estilo de vida e aos hábitos alimentares das pessoas, mas o estudo mostra que ela também pode depender da "epigenética" (fatores como genes e os hábitos alimentares e estilo de vida de pais e avós), disseram pesquisadores da Universidade de Hong Kong.

"Tendemos a assumir que se trata apenas do nosso estilo de vida, mas as pessoas estão percebendo que não basta o que fazemos agora, importa também o que as pessoas fizeram na família no passado", disse Mary Schooling, professora-assistente da Faculdade de Saúde Pública da universidade.

A pesquisa considerou "gordinhos" bebês nascidos com mais de 3,650 kg.

O problema da obesidade, que afeta mais de 300 milhões de adultos no mundo, não está confinado aos países desenvolvidos do Ocidente. A obesidade infantil está crescendo na China, no Japão, em determinados países da África, na Tailândia, na Malásia, em Cingapura e em Hong Kong.

Alguns especialistas usam a teoria do "gene econômico" para explicar o fenômeno. Pressupondo um ambiente frugal, como era ainda nos anos 1950 e 1960, a constituição dos asiáticos é programada para armazenar gordura. Mas, diante da abundância repentina, o organismo não consegue administrar a gordura, e a pessoa acaba obesa.

O Ocidente, porém, começou a se adaptar à abundância a partir de meados do século 18, com a revolução industrial.

O estudo envolve mais de 8.300 crianças nascidas em abril e maio de 1997 em Hong Kong. Elas devem ser monitoradas pelo resto da vida. Seu desenvolvimento foi registrado ao nascer, aos 3 meses, aos 9 meses, aos 3 anos e aos 7 anos.

Cerca de 800 crianças no estudo estão acima do peso ou obesas. "O que mostramos é que os bebês que nasceram grandes e cresceram rápido têm um risco maior de estar acima do peso ou obesos aos 7 anos", disse Schooling.

"O importante é assegurar que os bebês cresçam a uma taxa razoável. O melhor meio de conseguir isso é garantir que sejam amamentados."

Para especialistas, o aleitamento materno ajuda a evitar a alimentação excessiva. Schooling e seu colega Gabriel Leung disseram que o tamanho do corpo da criança também pode depender de outros fatores. "Tem a ver com a dieta da mãe, com seu estilo de vida, até com o ambiente da avó ... Tem a ver com o curso da vida dos pais, dos avós", disse Leung.

"Talvez nossos avós tenham vivido na carestia, podem ter a programação biológica para que o bebê prepare-se para a escassez. Mas há abundância agora, e o corpo humano não tem tempo de se preparar para essa mudança ... É por isso que nossa taxa de diabete é tão grande."