Topo

Veneno de viúva-negra chilena pode funcionar como contraceptivo

Por Antonio de la Jara

01/06/2007 22h05

SANTIAGO (Reuters) - Cientistas descobriram um contraceptivo potenciamente comercializável no veneno da aranha viúva-negra do Chile, cuja mordida pode ser fatal, mas também pode causar ereções prolongadas, dolorosas e involuntárias nos homens.

O veneno da aranha Latrodectus, uma variedade de viúva-negra encontrada apenas no sul do Chile, tem propriedades espermicidas não encontradas em outras aranhas da espécie de outras regiões do mundo, disse o médico chileno Fernando Romero.

Romero lidera um grupo de pesquisa que estuda o veneno da aranha há sete anos, estimulado por histórias de fazendeiros chineses que adquiriram virilidade sobre-humana após terem sido mordidos pela viúva-negra.

Estudos iniciais se focaram em extrair o veneno para tratar disfunções de ereção, mas os pesquisadores logo descobriram que havia uma molécula na substância que também tinha efeito contraceptivo.

"Esta é uma grande oportunidade de negócios, somos os criadores do espermicida", disse Romero à Reuters por telefone.

Ele afirmou acreditar que as propriedades naturais da molécula são superiores àquelas de espermicidas sintéticos atualmente no mercado.

Romero, da Universidad de la Frontera, localizada na cidade de Temuco, sul do país, já fez o pedido de patente para seu medicamento contra disfunção erétil.

Ele disse estar confiante de que sua pesquisa estará completa dentro de dois anos e que o espermicida se torne disponível no mercado mundial.

"Temos que nos certificar que não há efeitos colaterais... para que possa ser usado como um gel em combinação a preservativos, ou como supositórios para mulheres", disse o pesquisador.