Topo

Ministro da Saúde diz que dengue não ameaça o Pan

14/06/2007 15h34

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que a dengue não é uma ameaça para o sucesso dos Jogos Pan-Americanos, em julho, e acrescentou que a doença está sob controle no Rio de Janeiro.

"Acho que não há problema, a coisa está sob controle", disse Temporão a jornalistas no Cristo Redentor, na quinta-feira, e acrescentou que já contratou uma auditoria para avaliar a política de governo de combate à dengue.

"A avaliação será feita por especialistas de outros países para vermos se os 500 milhões de reais que o governo gasta por ano (contra a doença) estão sendo adequadamente utilizados e se a estratégia é a correta", acrescentou ele.

Temporão disse que o governo vai "trabalhar duro" no segundo semestre para ver se consegue reduzir a incidência da doença no próximo verão.

O ministro afirmou que o governo está tomando medidas preventivas para evitar que a doença se alastre durante o período do Pan, que vai de 13 a 29 de julho.

"Agentes sanitários estão trabalhando no entorno do complexo de Jacarepaguá, estamos colocando armadilhas para o mosquito em lugares estratégicos e monitorando permanentemente a situação. As medidas estão dando resultado, mas é preciso uma grande mobilização popular cotidiana e persistente", disse ele.

"Até agora nenhuma delegação demonstrou preocupação com a dengue no Pan", informou o ministro.