Topo

Fracassa tentativa de consertar computadores da estação espacial

Por Conor Sweeney

15/06/2007 14h17

KOROLYOV, Rússia (Reuters) - Engenheiros russos não conseguiram consertar, nesta sexta-feira, os computadores de navegação que estão com problemas na Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), mas disseram que não acreditam que será necessário retirar a tripulação do posto avançado.

Os computadores começaram a apresentar problemas na quarta-feira, pouco depois de a tripulação do ônibus espacial Atlantis ter instalado um novo conjunto de painéis para captar energia solar.

"Por enquanto não conseguimos recuperar totalmente os computadores", disse Nikolai Sevastyanov, da empresa espacial russa RKK Energiya, numa entrevista coletiva no centro de controle da missão, na cidade de Korolyov, próximo a Moscou.

"Amanhã vamos tentar ligar as fontes de energia secundária com um novo método. Se não funcionar, tentaremos de novo."

Autoridades ligadas ao programa disseram que o que apresentou problemas foram as fontes de energia secundária, e não os computadores de fabricação alemã, nem o software russo.

Se as tentativas de sábado fracassarem, o programa espacial russo pode enviar a nave Progress no dia 23 de julho, duas semanas antes do previsto, como novos estoques de energia, afirmou Sevastyanov.

As unidades com problemas poderão ser enviadas à Terra no ônibus espacial para mais análises. Autoridades russas disseram que a estação tem 90 dias de oxigênio e pode permanecer em órbita mesmo com o problema. Três tripulantes ficam permanentemente na estação.

A causa direta do problema nos computadores foi um aumento na eletricidade estática quando o novo painel solar foi desdobrado. "Não acreditamos que seja um caso que exija a evacuação," disse Sergei Krikalyov, ex-cosmonauta que já esteve na estação três vezes, e que é vice-presidente da Energiya.

A Nasa, agência espacial norte-americana, tinha dito que, se os computadores não fossem consertados, o complexo poderia ter de ser evacuado. Desde o dia 2 de novembro de 2000 a estação não fica sem tripulantes.

Os russos foram cautelosos para não acusar o trabalho norte-americano com o painel solar pelo problema. "Talvez tenha sido um simples fato da natureza," disse Krikalyov.

Os seis computadores foram reiniciados na quinta-feira e funcionaram por três horas, para quebrar novamente, afirmou a imprensa russa.

A estação usa principalmente grandes giroscópios para manter sua orientação no espaço, mas também utiliza jatos de controle e sistemas de navegação controlados pelos computadores afetados.