Topo

Londres fará "apagão" para chamar atenção à questão ambiental

Por Jessica Levy<br/>

20/06/2007 16h15

LONDRES (Reuters) - Alguns dos prédios e pontos de referências mais famosos de Londres vão desligar suas luzes por uma hora na quinta-feira à noite para chamar atenção sobre a questão ambiental.

O Palácio de Buckingham, o Piccadilly Circus e o Parlamento farão parte, juntos a outros pontos conhecidos, do evento "Londres sem Luzes", planejado para o dia mais longo do ano.

O "Londres sem Luzes" (em inglês "Lights out London") pretende fazer a diferença ao convidar londrinos a desligarem suas luzes e todos os aparelhos não-essenciais entre 21h e 22h (horário local) em 21 de junho.

"Ao promover a compreensão de longo prazo de questões 'verdes' entre londrinos, este simples ato de solidariedade mostrará ao mundo que nos importamos", disse a rádio Capital, organizadora do evento, em seu site.

Outros organizadores esperam que o evento economize energia suficiente para abastecer 3.000 televisores por um ano.

"A maioria das emissões de dióxido de carbono da capital vêm de prédios, então desligar as luzes e aparelhos que não são necessários pode ter um papel importante no combate às mudanças climáticas", disse a porta-voz do Friends of the Earth, Jenny Bates.

A prefeitura de Londres, a National Portrait Gallery, o National Theatre e empresas como a American Express, Eurostar, o banco Lloyds e outros desligarão suas luzes.

O evento londrino acontece após outros blecautes simbólicos incluindo o da torre Eiffel, em Paris, e um "Earth Hour" em Sydney, que causou uma queda de 10,2 por cento no uso de energia segundo a operadora do setor Energy Australia.