Topo

França confirma existência de vírus H5N1 da gripe aviária

Por Sybille de La Hamaide, de Paris

05/07/2007 14h37

Testes confirmaram a morte de três cisnes por contágio pelo vírus H5N1 da gripe aviária, no leste da França, disse o ministro de Agricultura francês na quinta-feira. O país não registrava nenhum caso da doença há mais de um ano.

"Michel Barnier, ministro da Agricultura e da Pesca, está colocando em prática as medidas de prevenção correspondentes à mudança no nível de risco (de contágio com o vírus H5N1) de 'moderado' para 'alto"', afirmou o Ministério em um comunicado.

O nível "alto" para a gripe aviária significa que as aves na região central da França terão de ser trancadas ou isoladas do contato com aves silvestres por redes, explicou uma autoridade do Ministério. Competições e outros eventos que envolvam aves serão proibidos.

A ministra de Saúde da França, Roselyne Bachelot, disse à televisão local que o país não sofria a ameaça de uma epidemia da gripe neste estágio, mas que o governo permaneceria alerta.

"Temos de ficar extremamente vigilantes porque a grande epidemia de gripe ocorrida após a Primeira Guerra Mundial, conhecida como gripe espanhola, tinha origem nas aves", recordou.

Após a confirmação dos casos na França e a descoberta de mais aves mortas pela doença em Turíngia, na região central, a Alemanha elevou o risco de contágio com o vírus. O Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentos espanhol pediu maior vigilância ao serviço de fiscalização sanitária para possíveis casos da gripe.