Topo

Relatório da Nasa diz que astronautas foram ao espaço bêbados

Por Will Dunham, de Washington<br/>

27/07/2007 14h52

Pelo menos em duas ocasiões astronautas da Nasa foram ao espaço apesar das evidências de que estavam bêbados, afirmou na sexta-feira um relatório divulgado pela agência espacial norte-americana.

A Nasa disse que pretende investigar os casos. "Entrevistas com médicos de vôo e astronautas identificaram alguns episódios de uso pesado de álcool por astronautas no período imediatamente pré-vôo, o que levou a preocupações quanto à segurança de vôo", afirmou o relatório, elaborado por uma comissão que avaliou a saúde dos astronautas.

"O álcool é livremente consumido nos alojamentos da tripulação. Foram descritas duas situações específicas em que os astronautas estavam tão intoxicados antes do vôo que os médicos de bordo e/ou os outros astronautas declararam sua preocupação quanto à segurança de vôo à autoridade que estava no local", disse o documento.

"No entanto, os indivíduos mesmo assim obtiveram a permissão para voar. A certificação médica dos astronautas para o vôo não está estruturada para detectar esses episódios, assim como nenhum programa de vigilância médica é capaz de, sozinho, detectá-los ou mudar o padrão do consumo de álcool", afirmou o relatório.

O administrador da Nasa, Michael Griffin, determinou a elaboração do relatório depois da prisão, em fevereiro, da astronauta Lisa Nowak. Ela deve ir a julgamento em setembro sob a acusação de tentativa de sequestro, agressão e arrombamento.