Topo

"Beberrões" preferem cerveja a bebida destilada, mostra estudo nos EUA

Da Reuters, em Nova York

07/08/2007 14h51

A maioria das pessoas que abusam do consumo de bebidas alcoólicas quando saem dá preferência à cerveja, mostrou um estudo divulgado na terça-feira pelo Centro para o Controle e a Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos.

O estudo analisou os hábitos alcoólicos de 14 mil adultos que gostam de beber, em 18 estados norte-americanos. Os participantes do estudo bebiam mais de cinco doses em cada saída.

Os pesquisadores descobriram que 67 por cento desse tipo de consumidor bebeu apenas cerveja em sua saída mais recente, e consideraram o grande motivo para isso o fácil acesso à bebida.

"A cerveja é vendida em bem mais lugares, como lojas de conveniência e postos de gasolina, em que as compras por impulso são comuns", disse o pesquisador-chefe, Timothy Naimi, epidemiologista do centro.

O estudo, publicado na edição de setembro do American Journal of Preventive Medicine, mostrou que cerca de dois terços de todos os beberrões, independente de idade, raça ou nível de instrução, prefere a cerveja a outro tipo de bebida alcoólica, como vinho ou uísque.

A maior diferença foi entre os hábitos de homens e mulheres. Cerca de 73 por cento dos beberrões homens preferem cerveja, enquanto 50 por cento das mulheres preferem a cerveja e 31 por cento tomam bebidas destiladas.

Segundo Naimi, a maioria desses "beberrões" não é acoólatra, mas bebe para acompanhar os amigos ou por outros motivos. O hábito, porém, deixa-os vulneráveis a problemas relacionados ao álcool.