Topo

Tumba etrusca de 2.000 anos é encontrada intacta

Por Deepa Bagingtons

13/08/2007 16h56

Arqueólogos descobriram uma tumba etrusca com mais de 2.000 anos perfeitamente preservada nas colinas da Toscana. Dentro há um tesouro formado por artefatos e por urnas que guardam os restos de cerca de 30 pessoas.

A tumba, na cidade toscana de Civitella Paganico, provavelmente data de entre os séculos 1 e 3 a.C., época em que o poder etrusco estava em declínio, disse à Reuters Andrea Marcocci, que comandou as escavações no local.

"É bastante raro encontrar uma tumba intacta desse jeito", disse Marcocci, que suspeitou da existência da tumba no local depois que obras numa estrada próxima espalharam pedaços dos artefatos.

"Quando achamos fragmentos do lado de fora, pensamos que encontraríamos a tumba violada. Mas o espaço principal de sepultamentos estava completamente intacto."

Dentro da tumba, um estreito corredor leva a uma pequena câmara de sepultamento, com cerca de 2 metros de comprimento e 1m79 de largura, segundo o arqueólogo. Também foram achadas urnas contendo restos humanos.

"É bastante excepcional encontrar tantos objetos numa tumba tão pequena", disse Marcocci. "Alguns dos vasos (urnas) eram bastante pequenos, então achamos que provavelmente eram de crianças."

Uma das primeiras e mais misteriosas civilizações da Itália, os etruscos viveram ao norte de Roma, nas atuais Toscana e Umbria. Sua civilização durou pelo menos mil anos, atingindo seu auge aproximadamente entre os séculos 6 e 7 a.C., até que suas cidades fossem substituídas por assentamentos romanos.

Grande parte do que se sabe sobre os etruscos hoje deriva de outros suntuosos jazigos, decorados com pinturas e repletos com vasos e outros objetos.