Topo

Mattel faz recall de brinquedos que inclui Brasil

Da Reuters, em Chicago

14/08/2007 15h17

A fabricante de brinquedos Mattel anunciou um recall de milhões de produtos nesta terça-feira devido ao risco de pequenos e potentes ímãs e por causa de chumbo na pintura. A convocação inclui produtos vendidos no Brasil.

Os brinquedos chamados para troca incluem cerca de 7,3 milhões de Polly Pocket, Batman Magna, Doggie Daycare e Shonen Jump's One Piece que contêm pequenos ímãs.

Por volta de 683 mil bonecas Barbie foram incluídas no recall por causa do risco de um ímã e cerca de 253 mil carros de brinquedo Pixar Sarge com chumbo na pintura também foram chamados para a inspeção.

No Brasil, os itens que são afetados pelo recall são os da linha Polly com ímãs aparentes, a pá do conjunto Barbie, o cachorro Tanner e um sortimento de figuras magnéticas do Batman, de acordo com a empresa. O Pixar Sarge da linha de carros vendido no Brasil, segundo a Mattel local, não foi atingido, uma vez que o lote de produtos com excesso de chumbo na pintura não foi comercializado no país.

A empresa informa que não há registro de dano à saúde causado pelos brinquedos, "exceto três casos divulgados em novembro de 2006". Alguns dos produtos com imãs já passaram por recall em novembro passado.

De lá para cá, a Mattel realizou revisão nos produtos e avaliou de diversas maneiras em quais situações reais os ímãs poderiam eventualmente se soltar. Como resultado, decidiu estender o recall anterior.

No Brasil, entre 2002 e 2007, foram comercializadas cerca de 850 mil unidades dos produtos que fazem parte da troca. Segundo a empresa, os pontos-de-venda estão sendo notificados para que suspendam a comercialização e retornem esses produtos à Mattel.