Topo

Astronautas do Endeavour preparam-se para pousar na terça-feira

Por Irene Klotz

20/08/2007 12h41

Os astronautas do ônibus espacial Endeavour recolheram os equipamentos e verificaram os sistemas de pouso nesta segunda-feira em meio aos preparativos para desembarcar no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, na terça-feira.

FURACÃO ANTECIPA RETORNO
AFP/Nasa
Astronautas do Endeavour verificam sistema de pouso e preparam-se para o retorno à Terra. A primeira tentativa será às 12h32 (horário de Brasília)
VEJA ÁLBUM
A Nasa (agência espacial dos EUA) reduziu em um dia a missão de construção de duas semanas do Endeavour na Estação Espacial Internacional (ISS) quando o furacão Dean deu sinais de que obrigaria o centro de controle de vôo, em Houston (Texas), a ser esvaziado.

A tempestade, agora, deve atingir a península mexicana de Yucatán com ventos de 240 quilômetros por hora antes de atravessar o golfo do México e chegar à região da costa central do país latino-americano.

Já que o Centro Espacial Johnson, no Texas, parece ter sido poupado pelo Dean, a Nasa poderia ter optado por deixar o Endeavour em órbita caso as condições climáticas fossem desfavoráveis na terça-feira ou se surgissem problemas técnicos.

A primeira das duas oportunidades para pousar no Centro Espacial Kennedy ocorrerá às 12h32 (13h32, horário de Brasília), de terça-feira. Os meteorologistas prevêem tempo bom, com poucas nuvens e ventos fracos.

Nesta segunda-feira, o comandante do ônibus espacial, Scott Kelly, o piloto Charles Hobaugh e o engenheiro de vôo Rick Mastracchio testaram os jatos de direcionamento e os flaps do aparelho, usados quando o Endeavour sai de órbita e entre na atmosfera para aterrissar.

O ônibus regressa com um pequeno rasgo em seu escudo de proteção contra o calor, rasgo esse provocado por um pedaço de espuma isolante que se soltou do tanque de combustível durante o lançamento, no dia 8 de agosto. Segundo a Nasa, o problema não representa perigo para a tripulação.

Um problema semelhante, mas de maiores proporções, fez com que o Columbia se desintegrasse quando reingressou na atmosfera terrestre, em 1o de fevereiro de 2003, matando seus sete ocupantes.

A tripulação do Endeavour fez várias saídas ao espaço a fim de instalar uma nova viga na estrutura externa da estação, substituir um giroscópio defeituoso e preparar o complexo para receber novos módulos pela primeira vez em seis anos.

Entre os astronautas a bordo do ônibus espacial estava também Barbara Morgan, uma ex-professora que treinou uma missão desse tipo pela primeira vez em 1985, quando era reserva de Christa McAuliffe, a professora morta que em janeiro do ano seguinte morreu na missão do Challenger.

Morgan foi ao espaço para cumprir a meta de McAuliffe de identificar oportunidades pedagógicas durante os vôos espaciais.