Egito descobre o que pode ser a mais antiga pegada humana

Da Reuters, em Cairo

20/08/2007 14h07

Arqueólogos egípcios encontraram na desértica região ocidental do país o que pode ser a pegada humana mais antiga da história, anunciou na segunda-feira o diretor do departamento de antiguidades do país.

"Isso pode remeter a cerca de 2 milhões de anos", disse Zahi Hawass, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito. "Pode ser a descoberta mais importante do Egito", disse ele à Reuters.

Os arqueólogos encontraram a pegada, marcada em lama que endureceu e se transformou em rocha, quando exploravam um sítio pré-histórico em Siwa, um oásis no deserto.

Hawass disse que cientistas estão realizando testes de carbono em plantas encontradas na rocha para determinar a idade precisa da pegada.

Khaled Saad, diretor de pré-história no Conselho, disse que, baseado na idade da pedra encontrada, a pegada pode ser mais antiga que o célebre fóssil "Lucy", de 3 milhões de anos. "Lucy" é nome dado ao esqueleto parcial de um hominídeo aparentado com os macacos e que foi encontrado na Etiópia em 1974.

A maior parte do interesse arqueológico no Egito se concentra no tempo dos faraós. Até agora, as evidências arqueológicas humanas mais antigas encontradas no Egito datavam de cerca de 200 mil anos atrás, disse Saad.