Topo

Modo de pegar bebê no colo pode revelar se mãe está estressada

Por Michael Kahn e Julie Steenhuysen<br>De Londres

29/08/2007 16h09

O modo de segurar o bebê no colo diz muito sobre o estado mental da mãe, disseram pesquisadores britânicos na quarta-feira.

O estudo mostrou que mães que seguravam os bebês com o braço direito demonstravam sinais de estresse e podiam estar sob risco maior de depressão, afirmou Nadja Reissland, psicóloga do desenvolvimento da Universidade Durham, que comandou a pesquisa.

A explicação, porém, é um mistério, disseram os pesquisadores, que publicaram o estudo no Journal of Child Psychology and Psychiatry.

"O que ele mostra é que as mães que pegam o bebê no colo com o braço direito podem estar estressadas", disse Reissland numa entrevista por telefone. "Não há explicação do por quê."

A equipe de Reissland pediu a 79 mães que segurassem seus recém-nascidos em casa e depois completassem um questionário sobre seu estado mental. Os cientistas observaram que, das mães que não demonstravam sinais de estresse ou depressão, 86 por cento preferiam segurar os bebês à esquerda. Segurar no colo do lado direito era mais proeminente entre as mulheres estressadas. Reissland observou que não havia ligação entre a mãe ser destra ou canhota.

As conclusões não são absolutas e não significam que as mães estão estressadas se levam os bebês no colo do lado direito, disse ela. Mas representam mais um sinal para ajudar a identificar mães estressadas sob risco de depressão, afirmou.