Topo

Nasa não tem provas de que astronautas embarcaram embriagados

Por Irene Klotz<br>do Cabo Canaveral

29/08/2007 17h09

Uma investigação da Nasa terminou sem provas de que astronautas entraram embriagados em naves ou jatos, disse na quarta-feira o principal responsável por segurança da agência.

Em julho, uma comissão externa divulgou que astronautas dos EUA haviam entrado bêbados em um ônibus espacial e em um jato de treinamento T-38, e que em uma ocasião um deles chegou a ser lançado neste estado num foguete russo Soyuz.

"Fui incapaz de verificar qualquer caso em que um tripulante astronauta estivesse prejudicado no dia do lançamento, ou qualquer caso em que um gerente de um cirurgião de vôo ou co-tripulante tenha desrespeitado sua recomendação de que um tripulante não voasse", disse Bryan O'Connor, chefe do departamento de segurança da Nasa, em relatório divulgado na quarta-feira.

A acusação havia sido parte de uma análise mais ampla sobre a saúde dos astronautas, encomendada pela direção da Nasa depois da prisão da astronauta Lisa Nowak, que em fevereiro perseguiu e agrediu uma rival amorosa na Flórida.

Nowak, que fez seu primeiro vôo espacial em julho de 2006, foi demitida há seis meses, junto com o piloto de naves Bill Oefelein, pivô da disputa sentimental.

O julgamento de Nowak, que responde a acusações de agressão e tentativa de sequestro, deve começar no mês que vem.