Topo

Maioria das crianças chinesas passa férias online, diz pesquisa

Da Reuters<br>Em Miami

04/09/2007 16h11

A maior parte das crianças em idade escolar da China prefere navegar pela Internet durante as férias de verão que brincar fora de casa, informou a mídia estatal na terça-feira, citando uma pesquisa.

O levantamento com 103 crianças com idades entre 4 e 14 anos descobriu que apenas quatro por cento delas escolheram atividades ao ar livre durante as férias e somente nove por cento participam de acampamentos de férias.

"Cinco anos atrás, quando a Internet não era tão popular entre os estudantes, eles preferiam sair de casa nas férias de verão. Agora, eles preferem ficar em casa e brincar em jogos online", disse um médico citado pelo China Daily.

Cerca de 13 por cento dos 20 milhões de internautas da China com menos de 18 anos são considerados viciados em navegar pela Web, informa a mídia estatal.

Em Xangai, no mês passado, autoridades locais lançaram um programa experimental de férias com 40 jovens que tentam se livrar do vício da Internet em um acampamento.

A China está também preocupada com a crescente obesidade entre crianças gerada por um estilo de vida mais ocidentalizado, com consumo de fast food e sedentarismo. O país recentemente instruiu escolas a adotarem aulas de dança compulsórias em uma tentativa para fazer as crianças perderem alguns quilos.