Topo

Debate climático da ONU cria novo jargão

Por Deborah Zabarenko<br>Da Reuters

24/09/2007 16h27

Quem quiser compreender o atual debate sobre a mudança climática precisa dominar o respectivo jargão, que mistura do "diplomatiquês" a termos técnicos e os preciosismos dos especialistas.

A seguir, veja alguns termos que devem ser ouvidos nesta semana, em três reuniões nos Estados Unidos sobre o aquecimento global.

KYOTO -- Abreviação para Protocolo de Kyoto, um acordo internacional adotado em 1997 na cidade japonesa desse nome. O tratado estabelece para os países desenvolvidos metas compulsórias de redução das emissões de gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. Por esse acordo, os países ricos precisariam reduzir, até 2012, suas emissões de carbono para 5,2 por cento abaixo dos níveis de 1990. Os EUA abandonaram o Protocolo de Kyoto por discordar da isenção concedida a grandes países em desenvolvimento, como China e Índia. O tratado expira em 2012.

QUADRO -- Convenção-Quadro da ONU sobre a Mudança Climática, de 1992, acordo firmado por 192 países, inclusive os EUA. A exemplo de Kyoto, ele tenta conter o aquecimento provocado pelos gases do efeito estufa, mas sem metas compulsórias.

GASES DO EFEITO ESTUFA -- Substâncias que prendem o calor do sol junto à Terra, como um cobertor. O mais discutido deles é o dióxido de carbono, emitido principalmente por veículos movidos a petróleo, usinas termelétricas a carvão e outras atividades humanas. Não se trata do pior dos gases do efeito estufa -- o metano, por exemplo, tem 10 vezes mais influência no aquecimento global --, mas o dióxido de carbono produzido pela queima de combustíveis fósseis representa 82 por cento dos gases do efeito estufa gerados por humanos.

LIMITE E COMÉRCIO -- Instrumento político que estabelece limites a emissões nocivas, autorizando que empresas, setores econômicos e países como um todo lancem poluentes até determinado nível. Quem ficar aquém desse limite pode vender o excedente na forma de créditos de carbono -- é o chamado comércio de emissões.

PEGADA DE CARBONO -- Medida, dada em unidades de dióxido de carbono, do impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente em termos da quantidade de gases do efeito estufa produzida.

NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO -- Algum tipo de ação ou pagamento para compensar por emissões feitas. Por exemplo, o plantio de árvores ou doações para a instalação de moinhos de vento, "zerando" o carbono lançado na atmosfera durante uma viagem aérea ou deslocamento de carro.

PAINEL CLIMÁTICO DA ONU -- Painel Intergovernamental sobre a Mudança Climática, criado em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa Ambiental da ONU. Essa comissão, composta por cientistas de todo o mundo, produziu uma série de relatórios importantes sobre a mudança global. O quarto deles, neste ano, estima em pelo menos 90 por cento a probabilidade de o aquecimento estar ocorrendo e ser acelerado pela ação humana.

BALI -- É a ilha Indonésia onde cientistas e políticos devem se reunir em dezembro próximo para discutir um novo esquema para a redução de emissões de carbono após o fim do Protocolo de Kyoto. O objetivo é apresentar uma proposta até 2009, para que todas as partes tenham tempo de ratificá-la.

GRANDES ECONOMIAS -- São os maiores emissores mundiais de carbono -- ainda que alguns sejam considerados países em desenvolvimento, enquanto outros já são plenamente desenvolvidos. São eles: Estados Unidos, China, a União Européia (que tem 25 países), Rússia, Índia, Japão, Brasil, Canadá, México, Indonésia, Coréia do Sul, Austrália e África do Sul.