Topo

Propagação de vírus da Aids aumenta na América Latina, diz ONU

Da Reuters<br>Em Tegucigalpa

22/10/2007 21h39

O vírus causador da Aids afeta atualmente 1,7 milhão de pessoas na América Latina e se propaga rapidamente, informou nesta segunda-feira em Honduras um especialista da Organização das Nações Unidas.

Em 2006, foram contaminadas pelo HIV na região entre 100 mil e 410 mil pessoas ante 100 mil e 320 mil em 2004, de acordo com dados do programa da ONU sobre HIV/Aids.

Isto significa, levando em conta que são estimativas, que o vírus se propaga de forma constante devido, principalmente, à falta de uso de preservativos nas relações sexuais, disse à Reuters Alberto Stella, coordenador do programa para Honduras, Nicarágua e Costa Rica.

"Na América Latina o uso de camisinha foi satanizado, mas se fosse usado em todas as relações eu lhe garanto que a epidemia estaria resolvida na região", apontou.

Stella acrescentou que, na região, a influente Igreja Católica se opõe ao uso da camisinha, que falta educação sexual entre os adolescentes e, além disso, a população não tende a fazer o teste de HIV voluntariamente.

(Por Gustavo Palencia)