Topo

Pegada gigante de dinossauro "polar" é achada na Austrália

Por Tae Ee Lyn<br>De Hong Kong

23/10/2007 10h39

Grandes dinossauros carnívoros vagavam pelo sul da Austrália há 115 milhões de anos, quando o continente era ligado à Antártida, e sobreviviam a temperaturas de até -30 graus graças ao acúmulo de gordura no corpo.

Com até 3,7 metros de altura, essas criaturas habitaram a área próxima ao Pólo Sul durante pelo menos 10 milhões de anos do período Cretáceo, segundo um especialista.

Paleontólogos da Austrália e dos Estados Unidos chegaram a essas conclusões após descobrirem três diferentes pegadas fósseis, medindo cerca de 36 centímetros e contendo partes de dois ou três dedos em cada uma.

As pegadas foram encontradas perto do litoral do Estado de Victoria em fevereiro de 2006 e fevereiro de 2007.

"(São) os maiores carnívoros que temos da Austrália polar meridional, em outras palavras, dinossauros poderiam viver nesses ambientes pouco usuais", disse Thomas Rich, curador de paleontologia de vertebrados do Museu de Victoria.

"Tivemos evidências de (dinossauros) menores, mas não tínhamos qualquer evidência dos realmente grandes até que isso aparecesse", disse Rich por telefone na terça-feira.

A Austrália fez parte do supercontinente chamado Gondwana, que continha também América do Sul, África, Índia e Antártida. Gondwana começou a se dividir há cerca de 120 milhões de anos, e a Austrália se separou da Antártida há cerca de 50 milhões de anos, quando começou a se deslocar para o norte.

Rich disse que a área onde as criaturas estavam não tinha nada de hospitaleira, já que no inverno a temperatura caía a até -30 graus, embora pudesse chegar a 20 graus no verão.

"Não era a selva vaporosa que as pessoas imaginam para os dinossauros. Eles possivelmente tinham muita gordura corporal. Achamos que eram de sangue quente", acrescentou Rich.

Pelo tamanho dos pés, os especialistas imaginam que os bichos tinham o quadril a até 1,5 metro de altura. "Estamos falando de um dinossauro com 3,7 metros de altura, ou mais ou menos o tamanho de um tiranossauro adulto pequeno", comparou Rich. Um tiranossauro adulto podia superar os 6 metros de altura.

As descobertas foram apresentadas numa recente reunião da Sociedade de Paleontologia dos Vertebrados no Texas.