Topo

Empresa lança chip para acelerar detecção de gripe aviária

Da Reuters<br>Em Cingapura

24/03/2008 17h21

A STMicroelectronics desenvolveu um chip para detecção de vírus da gripe, incluindo a versão aviária da doença, em humanos. O dispositivo, que funciona como um mini laboratório num chip, pode identificar múltiplas classes de patógenos e genes com um único teste diagnóstico que fica pronto em duas horas.

Atualmente, outros tipos de testes disponíveis no mercado podem detectar somente um tipo de vírus por vez e precisam de dias ou semanas para chegarem a um resultado.

O processador pode diferenciar entre variações humanas dos vírus Influenza A e B e variantes resistentes a drogas e mutantes, incluindo o vírus da gripe aviária, o H5N1.

O vírus da gripe aviária causou a morte de 236 pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.

"A ST vê novas oportunidades no mercado de saúde, especialmente em áreas de assistência a pacientes", disse François Guibert, presidente-executivo da STMicro para a região Ásia-Pacífico.

O chip VereFlu foi desenvolvido pela fabricante franco-italiana de processadores com a Veredus Laboratories, de Cingapura, depois de mais de um ano de pesquisa.

Especialistas estão monitorando o H5N1 por sinais de uma mutação para uma variante capaz de ser facilmente transmitida entre humanos, algo que poderia gerar uma pandemia mortal. Até agora, os casos de pessoas vítimas da doenãa aconteceram por contágio com aves infectadas.

(Por Jennifer Tan)