Topo

Astronautas vão ao espaço para consertar vaso sanitário

Da Reuters<br>em Washington

28/05/2008 17h29

Os astronautas a bordo do ônibus espacial Discovery irão carregar uma carga extra em seu lançamento no próximo sábado: uma nova bomba de vaso sanitário. Os membros da tripulação na Estação Espacial Internacional têm se virado com sacos plásticos desde que o vaso sanitário de gravidade zero fez "um barulho alto" e parou de funcionar corretamente.

"Levaremos algumas peças reservas", disse o porta-voz da Nasa Allard Beutel em uma entrevista por telefone na quarta-feira.

Os três membros da estação querem que o vaso sanitário funcione de maneira correta por razões óbvias, mas no sábado eles irão compartilhar suas acomodações com sete outros astronautas.

"Você pode se imaginar recebendo visitas com seu único banheiro quebrado. Claramente isto é algo que você quer que funcione", disse Beutel.

A Discovery trará uma bomba e outras peças de reserva para o vaso sanitário, que ainda não aceita materiais sólidos.

Os sete membros da Discovery irão executar tarefas de reparo, inclusive o conserto de uma roda responsável pelo giro de um painel solar da estação, e a substituição de tanques de nitrogênio necessários para pressurizar o sistema de climatização do ambiente.

A instalação de um segundo vaso sanitário também é planejada. Os vasos espaciais descarregam materiais no espaço e funcionam utilizando vácuos cuidadosamente desenvolvidos para que nada desagradável entre na estação, que tem gravidade zero.

A tripulação da Discovery ajuda a preparação da estação para uma expandida e permanente tripulação de seis pessoas.

A Nasa tem dois anos para completar a estação espacial antes de aposentar a frota de ônibus espaciais.

(Reportagem de Maggie Fox)