Topo

Controle de dieta por mensagem SMS aumenta chance de sucesso, diz estudo

da Reuters, em Nova York

13/11/2008 19h42

A utilização de mensagens SMS por crianças acima do peso para controlar a alimentação é mais eficaz do que as tradicionais anotações em papel. É o que revelou um estudo realizado pelas universidades da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e de Heidelberg, na Alemanha.

Pesquisadores dividiram 58 crianças, entre cinco e 13 anos, em três grupos: um com controle de metas diárias via torpedo, outro com anotações em papel e o terceiro sem qualquer tipo de controle. Os jovens deveriam reportar aumento de atividade física, diminuição no tempo com televisão e redução de bebidas com açúcar.

Para o grupo com controle via mensagem instantânea, os pesquisadores respondiam os torpedos parabenizando as realizações e perguntando sobre outros objetivos.

Ao final do levantamento, o estudo constatou que a possibilidade da criança atingir suas metas foi de 43% com o controle pelo celular, enquanto esse índice caiu para 19% para aquelas que fizeram as anotações em papel.

"O autocontrole de calorias é extremamente importante para o sucesso em longo prazo da perda e controle do peso", afirmou a pesquisadora norte-americana Jennifer Shapiro. Estudos recentes afirmam que 19% das crianças nos Estados Unidos entre seis e 11 anos estão com sobrepeso, e 80% dos adolescentes acima do peso se tornam adultos obesos.

"Infelizmente, crianças e adultos que tentam perder peso, muitas vezes, não monitoram sua alimentação. Eles conseguem fazer o autocontrole no início, com perda de peso, mas depois a adesão vai caindo ao longo do tempo", disse Shapiro.