Topo

Cafeína demais pode causar alucinação, diz estudo

Por Michael Kahn<BR>dE lONDRES<br/>

14/01/2009 11h22

Você anda ouvindo vozes e vendo coisas que não existem? A culpa pode ser do excesso de cafeína, segundo um estudo divulgado na quarta-feira por pesquisadores britânicos.

Eles descobriram que estudantes que consumiam mais do que o equivalente a sete xícaras de café instantâneo por dia tinham o triplo de probabilidade de sofrer esse tipo de alucinação, em comparação a pessoas que tomavam só uma xícara.

Arquivo Folha Imagem
Consumir mais do que sete xícaras de café instantâneo por dia triplica a probabilidade de sofrer alucinação, segundo a pesquisa
CHOCOLATE À NOITE TIRA O SONO?
HOMENS SENTEM MAIS EFEITO
CAFEÍNA PODE PREJUDICAR FETO
CAFÉ E INFARTO: CONTROVÉRSIA
LEIA MAIS SOBRE A CAFEÍNA
"Esse é o primeiro passo no sentido de examinar os fatores mais amplos associados às alucinações", disse Simon Jones, psicólogo da Universidade Durhan, do Reino Unido, que coordenou o estudo publicado na revista "Personality and Individual Differences".

As conclusões também se somam aos indícios de que a quantidade diária de cafeína ingerida pode afetar a saúde da pessoa.

Recentes estudos sugerem que a cafeína pode reduzir o risco de câncer no ovário, embora outras pesquisas digam que o excesso de café duplica o risco de aborto.

Atualmente, vítimas de alucinações são tratadas com remédios e terapia, mas Jones disse que a pesquisa sugere que alterações na dieta também seriam proveitosas.

"Até onde eu sei, é a primeira vez que a cafeína e as alucinações são examinadas (em conjunto)", disse Jones por telefone.

Ele e seus colegas perguntaram a 200 estudantes sobre o seu consumo habitual de café, chá, energéticos e outros produtos com cafeína. Também avaliaram o estresse de cada um.

Os alunos que consumiam mais cafeína tinham mais propensão a relatar alucinações, segundo os pesquisadores.

O cortisol (hormônio ligado ao estresse) pode explicar a vinculação, segundo Jones. Os pesquisadores sabem que o organismo libera mais hormônio depois do consumo de cafeína, e essa "dose" extra pode estimular as alucinações.

Não houve avaliações sobre o sono dos envolvidos. O próximo passo é determinar se a cafeína realmente causa as alucinações, ou se as pessoas simplesmente consomem mais café quando estão estressadas, disse Jones.

"Pode ser que os que têm mais alucinações tenham maiores níveis de preocupação e ansiedade, e isso os leva a consumir mais cafeína", explicou.