Topo

Nasa inicia investigação após peças se desprenderem do Endeavour

Por Irene Klotz

16/07/2009 21h50

A Nasa irá suspender os voos de sua frota de ônibus espaciais até saber quais partes do sistema isolante se desprenderam do tanque de combustível do ônibus Endeavour durante o lançamento de quarta-feira, disseram dirigentes nesta quinta-feira.

A Endeavour entrou em órbita com segurança após o lançamento de quarta-feira do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, embora imagens terem mostrado cerca de uma dezena de pedaços se desprendendo do tanque de combustível durante os 8,5 minutos de voo à órbita.

Alguns atingiram o sistema de isolamento térmico, embora a Nasa não acredite que tenham causado danos graves.

"Não estamos preocupados sobre isto, mas precisamos entender o que está acontecendo para o próximo voo", disse o diretor do programa de ônibus espaciais, John Shannon, nesta quinta-feira.

A Nasa possui sete voos programados para finalizar a construção da Estação Espacial Internacional. O próximo voo está agendado para 18 de agosto.

A agência preocupa-se com o desprendimento de pedaços do tanque de combustível desde o acidente com o ônibus Columbia, em 2003. O impacto das peças durante o lançamento da nave afetou o sistema de isolamento térmico, que causou a fragmentação do ônibus ao entrar na atmosfera para a aterrissagem, matando os sete astronautas a bordo.

A Nasa reconstruiu os tanques e implementou novos procedimentos e equipamentos a serem checados para possíveis danos após o lançamento.