Topo

Multitarefa na Internet não dá certo, dizem pesquisadores

Da Reuters

24/08/2009 20h43

Quem faz muita coisa ao mesmo tempo, como assistir ao YouTube, escrever um email e falar ao telefone, não faz nenhuma dessas coisas muito bem, segundo relatório da Universidade de Stanford divulgado nesta segunda-feira.

Os pesquisadores que publicaram o estudo na "Proceedings of the National Academy of Sciences" disseram que os resultados os supreenderam. Eles buscavam descobrir o segredo para fazer várias tarefas ao mesmo tempo (prática conhecida como 'multitasking' em inglês) em mídias, mas descobriram, em vez disso, uma ampla incompetência.

"Pessoas que fazem muito multitasking são muitos ruins em multitasking ... Quanto mais você faz, pior você fica", disse o professor de comunicações de Stanford Clifford Nass.

'Multitaskers' compulsivos têm mais problemas para focar sua atenção, organizar informações e trocar de tarefas rapidamente, escreveram os pesquisadores da universidade.

Após fazer testes com cerca de 100 estudantes da universidade, os cientistas concluíram que 'multitaskers' de mídia crônicos têm dificuldade para focar em uma coisa só e não conseguem ignorar informações irrelevantes.

Nass afirmou que a prática está se espalhando cada vez mais - alguns empregos exigem que trabalhadores mantenham uma janela de mensagens instantâneas sempre aberta - e os cientistas ficaram surpresos com os resultados da pesquisa.

"Sabíamos que o multitasking era difícil do ponto de vista cognitivo. Pensamos 'Que tipo de habilidade especial é essa que as pessoas têm que permite que façam mil coisas ao mesmo tempo?' ... Ao invés de descobrir coisas que estavam fazendo melhor, descobrimos coisas que estavam fazendo pior", disse o professor de sistemas simbólica da Universidade de Standford Eyal Ophir.

O lado bom dessas distrações pode ser que fazendo muitas coisas ao mesmo tempo em mídias diferentes, você pode ser o primeiro a perceber algo de novo, afirmou Ophir.

(Reportagem de Clare Baldwin)