Topo

Céu nublado atrasa retorno de ônibus espacial

Por Irene Klotz

19/04/2010 11h56

CABO CANAVERAL, Flórida (Reuters) - A Nasa adiou o retorno do ônibus espacial Discovery de sua missão na Estação Espacial Internacional para terça-feira, depois que o céu nublado impediu duas tentativas de pouso nesta segunda-feira, disseram representantes da agência espacial.

O pouso no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, foi reagendada para às 8h33 (horário de Brasília) de terça-feira, com algumas alternativas disponíveis na Flórida e na Califórnia na base da agência no deserto de Mojave.

A Nasa prefere que o pouso seja realizado na Flórida para evitar os altos custos e o tempo exigido para o ônibus espacial atravessar o país e retornar à Flórida para processamento.

A missão de 13 dias do Discovery já foi prorrogado em um dia para que os astronautas pudessem usar o sistema de comunicações da estação para transmitir resultados da inspeção de escudos de calor.

A Nasa descobriu que a antena de comunicações do ônibus espacial estava quebrada pouco depois da decolagem do Discovery no dia 5 de abril. A inspeção foi implementada depois do acidente do ônibus espacial Columbia em 2003, provocado supostamente em um defeito no escudo de calor.

Apesar de o Discovery ter abastecimento suficiente para permanecer em órbita até quarta-feira, a Nasa decidiu pelo pouso na terça-feira mesmo que isso signifique o deslocamento para a Base da Força Aérea em Edwards na Califórnia, afirmou o diretor de voo Bryan Lunney.

O Discovery passou 10 dias na estação espacial, um projeto de 100 bilhões de dólares de 16 nações a ser completado neste ano depois de mais de uma década de construção a 352 quilômetros da Terra.

O ônibus espacial entregou um sistema de esfriamento de amônio, experimentos científicos, uma quarta cama para dormir e uma câmara escura para observações da Terra e estudos astronômicos do laboratório Destiny.