Topo

Rússia planeja fazer primeira missão de 1 ano na Estação Espacial em 2015

Em Moscou

02/10/2012 18h53

A primeira missão de um ano a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) deve começar em março de 2015, informou nesta terça-feira (2) o diretor da agência espacial russa. Até então, o complexo orbital mantém astronautas apenas por seis meses no local.

Alexei Krasnov, responsável por voos tripulados russos da estatal Roscosmos, disse que a decisão foi tomada nesta semana em Nápoles, na Itália, pelos participantes do Congresso Astronáutico Internacional. A expedição com dois membros, um da Rússia e outro dos Estados Unidos, será um primeiro teste e, segundo ele, o resultado vai determinar se todas as missões serão ampliadas para um ano.

"A decisão fundamental foi tomada, só restam as formalidades para serem negociadas. Até agora, estamos falando de uma só missão", disse Krasnov à agência de notícias RIA. "Caso se prove efetiva, poderemos discutir com os países parceiros uma transição permanente dos voos de meio ano para voos de um ano."

Atualmente, a Rússia é o único país que realiza voos tripulados para a Estação, dando "caronas" pagas a astronautas de outras nações. Depois de três décadas, os Estados Unidos aposentaram o programa de ônibus espacial no ano passado após construírem a Estação Espacial Internacional, um projeto que envolveu 15 países.