Astrônomos descobrem miniplaneta no sistema solar, mais distante que Plutão

Em Cabo Canaveral

26/03/2014 19h00

Astrônomos descobriram um planeta-anão muito além da órbita de Plutão, provisoriamente chamado de "2012 VP 113" pelo Centro de Planetas Menores, entidade internacional.

O corpo celeste teria cerca de 450 quilômetros de diâmetro, segundo estimativas, ou seja, menos da metade do tamanho de um planeta-anão vizinho chamado Sedna, descoberto há uma década.

O Sedna e o VP 113 são os primeiros objetos encontrados em uma região do sistema solar que se acreditava anteriormente ser desprovida de corpos planetários.

A proverbial terra de ninguém se estende a partir da borda externa do Cinturão de Kuiper, que abriga o planeta-anão Plutão e mais de 1.000 outros pequenos corpos gelados, até a Nuvem Oort, repleta de cometas, que orbita o sol cerca de 10.000 vezes mais longe do que Terra.

"Quando o Sedna foi descoberto há 10 anos de certo modo redefiniu o que nós pensávamos sobre o sistema solar", disse o astrônomo Scott Sheppard, da Instituição Carnegie, de Washington, em uma entrevista.

Nada na aparência do sistema solar dos dias de hoje pode explicar a existência do Sedna e do VP 113, dizem os astrônomos, que publicaram suas descobertas nesta quarta-feira na revista Nature.