Topo

Virgin Galactic quer levar você para o espaço com esta nova nave

Richard Branson posa diante da nova SpaceShipTwo, nave espacial para passageiros que foi apresentada nesta sexta-feira (19) - Mark J. Terrill/ AP
Richard Branson posa diante da nova SpaceShipTwo, nave espacial para passageiros que foi apresentada nesta sexta-feira (19) Imagem: Mark J. Terrill/ AP

Em Mojave (Califórnia, EUA)

20/02/2016 14h59

A Virgin Galactic, venture de Richard Branson, apresentou sua nova nave espacial para passageiros nesta sexta-feira (19), quase 16 meses após um acidente fatal que destruiu sua nave irmã durante um teste sobre o deserto de Mojave na Califórnia.

Na aparência, a nova é quase idêntica à que foi perdida em 31 de outubro de 2014. O acidente foi atribuído a um erro do piloto e descuidos da Scaled Composites, divisão do grupo Northrop Gumman, que projetou, construiu e testou o primeiro veículo, conhecido como SpaceShipTwo.

A The Spaceship Company, unidade própria de fabricação da Virgin Galactic, já estava trabalhando na segunda SpaceShipTwo da frota quando o acidente ocorreu.

A maior diferença entre os dois veículos é a adição de um pino para evitar que o piloto destrave a seção de cauda de giro da nave muito antes da descida, o que causou o rompimento da primeira nave, disse o presidente-executivo da Galactic, George Whitesides.

A nave para dois pilotos e seis passageiros é projetada para atingir altitudes de 100 km acima do planeta, fornecendo alguns minutos de ausência de gravidade e uma visão da Terra contra a escuridão do espaço. Quase 700 pessoas se inscreveram para passeios, que custam 250 mil dólares cada. (Por Irene Klotz)