Topo

Fotos raras revelam primórdios da era espacial

A "selfie" do astronauta Buzz Aldrin em 1966 faz parte de um lote de fotos históricas da conquista espacial que vão a leilão - NASA via Bloomsbury Auctions/The New York Times
A 'selfie' do astronauta Buzz Aldrin em 1966 faz parte de um lote de fotos históricas da conquista espacial que vão a leilão Imagem: NASA via Bloomsbury Auctions/The New York Times

Kenneth Chang

26/02/2015 06h00

Centenas de fotografias dos primeiros anos da Era Espacial estão à venda. Entre elas, a primeira imagem tirada do espaço – de uma altitude de 105 quilômetros graças a uma máquina fotográfica instalada em um foguete V-2 lançado do Campo de Teste de Mísseis de White Sands, no Novo México, em 24 de outubro de 1946 – o limite do espaço sideral costuma ser definido em cem quilômetros.

As fotografias são antigas – datando daquela época, não se tratam de reproduções modernas – e vêm do acervo de um colecionador europeu, contou Sarah Wheeler, chefe de fotografias da casa de leilões Bloomsbury Auctions, em Londres. Previstas para serem leiloadas na quinta-feira, as mais de 700 fotografias devem alcançar um valor entre US$ 750 mil e US$ 1 milhão.

Algumas são fotografias famosas da Nasa, a agência espacial norte-americana, como a da Apollo 8 mostrando a Terra "nascendo" no horizonte lunar e a pegada da bota de Buzz Aldrin na Lua, tirada durante a missão Apollo 11.

Contudo, outras nunca foram distribuídas amplamente pela Nasa e, ainda que algumas estejam disponíveis na internet, as imagens são desconhecidas pela maioria das pessoas. Entre elas, um autorretrato tirado por Aldrin em 1966 enquanto flutuava em órbita durante uma caminhada espacial da missão Gemini 12.

Sarah disse ter ficado impressionada com os panoramas tirados na Lua pelos astronautas da Apollo; "são extraordinários do ponto de vista visual".

Ela também disse que gostou das imagens de Edward H. White durante sua caminhada espacial na Gemini 4, a primeira de um norte-americano, tirada quando os astronautas pareciam astros do cinema. Segundo Sarah, os retratos lembram cenas do filme "Gravidade".

"Elas me fizeram pensar em George Clooney", ela disse.