Topo

Após menopausa, orca fêmea lidera a busca por alimentos

Pesquisadores descobriram que as orcas fêmeas na fase pós-menopausa exercem um papel fundamental para a sobrevivência do grupo, guiando as mais jovens até o alimento, especialmente em tempos de escassez de comida - David Ellifrit/Center for Whale Research via The New York Times
Pesquisadores descobriram que as orcas fêmeas na fase pós-menopausa exercem um papel fundamental para a sobrevivência do grupo, guiando as mais jovens até o alimento, especialmente em tempos de escassez de comida Imagem: David Ellifrit/Center for Whale Research via The New York Times

Douglas Quenquia

18/03/2015 06h00

Pesquisadores descobriram que as orcas fêmeas (Orcinus orcana fase pós-menopausa exercem um papel fundamental para a sobrevivência do grupo mesmo não sendo reprodutoras. Essas fêmeas na faixa dos 70 e 80 anos conhecem muito bem seu ambiente e, em períodos de escassez, guiam as mais jovens até o alimento.

As orcas vivem durante décadas após a menopausa e muitas vezes chegam a atingir 90 anos ou mais. Os machos vivem aproximadamente 60 anos, quando muito.

No Reino Unido, pesquisadores observaram 750 horas de filmagens de orcas viajando. As fêmeas anciãs estavam significativamente mais propensas a liderar o grupo que os machos e a probabilidade era bem maior em períodos de escassez de alimentos.

"Elas estão realmente à frente nos anos em que há pouco alimento -- e admitimos que a busca por alimento seja muito mais importante nesses períodos. Elas sabem onde o alimento está e por isso assumem posições de liderança", afirmou Lauren Brent, ecologista comportamental da Universidade de Exeter e principal autora do estudo publicado no periódico Current Biology.

Em relação à explicação para a morte mais rápida dos machos, Lauren ressaltou diferenças no estilo de vida.

"Quando jovem, o macho compete com outros por uma oportunidade de acasalamento. Isso pode levar a um alto índice de mortalidade caso essas interações se tornem agressivas."