Topo

Esqueleto indica que hanseníase chegou cedo à Inglaterra

Os cientistas descobriram que os ossos do esqueleto de um homem apresentam alterações compatíveis com a doença, incluindo a diminuição dos ossos dos dedos do pé e danos nas articulações - University of Southampton via The New York Times
Os cientistas descobriram que os ossos do esqueleto de um homem apresentam alterações compatíveis com a doença, incluindo a diminuição dos ossos dos dedos do pé e danos nas articulações Imagem: University of Southampton via The New York Times

Sindya N. Bhanoo

26/05/2015 15h23

Um esqueleto de 1.500 anos sugere que a hanseníase pode ter entrado na Inglaterra pela Escandinávia. Os cientistas descobriram que os ossos do esqueleto de um homem apresentam alterações compatíveis com a doença, incluindo a diminuição dos ossos dos dedos do pé e danos nas articulações.

A análise do DNA e dos isótopos confirma o diagnóstico de hanseníase e sugere que o homem era originário da Escandinávia, possivelmente da região onde hoje fica a Dinamarca. A cepa da qual ele é portador remonta ao século 10 ou 11 d.C.

"Não esperávamos encontrar hanseníase na Grã-Bretanha dessa época", afirmou Sonia Zakrzewski, bioarqueologista da Universidade de Southampton, na Inglaterra, e uma das autoras do estudo.

A pesquisadora e seus colegas relataram suas conclusões no periódico "PLoS One".

O esqueleto foi descoberto no povoado de Great Chesterford, região de Essex, na Inglaterra, nos anos 50. As descobertas justificam um novo exame dos exemplares do museu e a análise do DNA de esqueletos descobertos há muito tempo, afirmou ela.